Páginas

quinta-feira, 4 de setembro de 2014




Hipertensão arterial: A cada ano, 300 mil brasileiros são vitimados pelas doenças cardiovasculares, principalmente causadas pela hipertensão. A hipertensão arterial e pressão alta são nomes diferentes para o mesmo problema que, hoje, no Brasil, atinge mais de 30 milhões de pessoas que precisam entender e cuidar da saúde para viver melhor. Segundo a Organização Mundial da Saúde, quem é hipertenso e não faz o controle adequado pode ter uma redução na expectativa de vida de até 16 anos e seis meses.

O que é
È um desequilíbrio no sistema circulatório que aumenta a pressão nas artérias. Além de provocar uma serie de distúrbios no organismo, é uma das primcipais causadoras de doenças do coração. A pressão alta não tem cura, mas tem tratamento e, desta forma, pode ser controlada. O controle da doença evita complicações no cérebro, nos rins e no coração.
  
Causas da hipertensão arterial (pressão alta)Hereditariedade, excesso de sal, obesidade, alimentação não saudável, estresse.

Como ter uma pressão 12 por 8 (pressão normal)Medicamento, se prescrito, acompanhamento medico, controle de de peso, alimentação equilibrada, atividade física, controle do sal

Órgãos mais afetados pela pressão arterial
Cérebro: derrame cerebral e demência.  Olhos: cegueira.  Coração: infarto e insuficiência cardíaca. Rins: insuficiência renal. Artérias: entupimento arterial

Prevenção
Ande de bicicleta, suba escadas, saia para dar uma volta, desça uma parada de ônibus antes da sua, pratique atividade física. Coma frutas, verduras e legumes, diminua o sal, tenha uma alimentação saudável. Controle o seu peso, procure uma unidade de  saúde ou o seu medico e meça sempre a pressão.

Sintomas
A maioria das pessoas com pressão alta não apresenta nenhum sintoma no inicio da doença. Por isso, ela é chamada de “inimiga silenciosa”. A única forma de saber se a pressão esta alta é medindo a pressão regularmente. Os sintomas atribuídos ao aumento da pressão são dor de cabeça, cansaço, tonturas, sangramento pelo nariz, entre outros.

Tratamento
A recomendação número 1, para todos os hipertensos, é mudar o estilo de vida. Uma dieta adequada associada a uma rotina de exercícios, opera verdadeiros milagres. Alguns pacientes, claro, precisam tomar remédios, às vezes pelo resto da vida. Mas o tratamento leva em conta vários fatores de risco, como tabagismo, níveis de colesterol e história familiar do paciente.

Atenção! Pare os exercícios quando:
Sentir dor no peito
Fraqueza
Tontura
Inexplicável ganho de peso ou inchaço

Mudanças de vidaUm ponto crítico na prevenção e tratamento da hipertensão é ter um estilo de vida saudável. Você pode baixar sua pressão com as seguintes alterações:
Perder peso, caso você esteja acima do seu peso ideal
Parar de fumar
Ter uma dieta saudável
Reduzir a quantidade de sódio na sua alimentação para uma colher de chá por dia
Fazer exercícios aeróbicos regularmente (como uma caminhada mais rápida por 30 minutos pelo menos, várias vezes na semana) Reduzir a ingestão diária de álcool para duas doses no caso dos homens, e uma para as mulheres.

Medicamentos
Há muitos tipos de drogas usadas para tratar a pressão: diuréticos, inibidores da angiotensina, bloqueadores dos canais de cálcio, bloqueadores de beta e IECAs. Em geral, os diuréticos são o primeiro remédio recomendado para os hipertensos. Mas seu médico pode optar por outra droga. Os Inibidores de Enzima de Conversão de Angiotensina são uma boa opção para quem tem diabetes. Se a sua pressão está acima daquilo que deveria estar, seu médico pode avaliar o uso de dois remédios para tratá-lo. Depois de começar um tratamento com remédios para hipertensão, você deverá visitar seu médico pelo menos uma vez por mês até que sua pressão alvo seja atingida. Uma ou duas vezes por ano a visita ao médico, que checará  sua estado geral. Depois que você chegar à pressão ideal, você deve continuar indo ao médico a cada três ou seis meses, dependendo do fato de haver outras doenças envolvidas, como insuficiência cardíaca.

TCel BM Gilvander Gregorio de Lima - DCS-CBMRO
Colaboradores: www.sou12por8.com.br  e  www.minhavida.com.br/saude

Nenhum comentário:

Postar um comentário