Páginas

quinta-feira, 6 de junho de 2013


 
Uma missão inesquecível do GOA
 
*Por 1° Ten BM MAIA
No dia 04 de abril de 2013, acionado pela Secretaria de Estado da Saúde, o Grupo de Operações Aéreas do CBMRO realizou a remoção aéro-médica do paciente ALEXANDRE FRANCISCO NETO, da cidade de Proto Velho-RO para a cidade de Bom Jardim-MA.

O referido paciente é cidadão maranhense e veio a Porto Velho no ano de 2012 para trabalhar na construção das usinas hidrelétricas. Em agosto de 2012 o Sr. Alexandre estava trafegando no transito de Porto Velho, quando próximo a ele houve uma discussão de transito, em decorrência desta discussão um dos envolvidos sacou uma arma de fogo e efetuou alguns disparos. Um desses disparos acertou a coluna cervical do paciente citado levando o mesmo a ficar tetraplégico e em estado vegetativo.

Depois de várias tentativas da família para remover o paciente para sua cidade natal, numa verdadeira batalha que durou quase um ano, e que durante todo esse tempo o paciente ficou internado no Hospital de Base de Porto Velho, e sua tia que veio de Bom Jardim-MA para acompanha-lo, ficou também alojada no Hospital de Base dormindo em péssimas condições por ser uma família muito humilde, foi que em abril de 2013 o Grupo de Operações Aéreas (GOA) do CBMRO foi acionado para cumprir essa missão.

Imediatamente o GOA iniciou o planejamento para realizar a remoção do paciente de Porto Velho-RO para Bom Jardim-MA, porém na cidade de Bom Jardim não há pistas de pouso de aviões operantes e nem nas cidades circunvizinhas, por isso houve a necessidade de realizar um pouso em São Luis-MA. E ficou a questão, como transportar esse paciente de São Luis para Bom Jardim? Tendo em vista que, por terra, seria uma viagem de mais de três horas e com um grande trecho em estrada não asfaltada.

O GOA CBMRO, entrou em contato com o Grupo Tático Aéreo (GTA) do Maranhão solicitando apoio do helicóptero pertencente a frota do GTA para realizar a remoção de São Luiz para Bom Jardim, que foi atendido de pronto.

Toda a operação durou aproximadamente 22 (vinte e duas) horas de voo, sendo 20 (vinte) horas no avião e 2 (horas) no helicóptero, num total de mais de 5000Km (cinco mil quilômetros) voados.

Operação realizada com sucesso, paciente, tripulação e aeronave em segurança.

 

*PHILIPE RODRIGUES MAIA LEITE - 1° Ten BM
Subcomandante do Grupo de Operações Aéreas do CBMRO


               “AUXILIUM EX CAELO!”   VOAR PARA SALVAR!!

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário